GEOGRAFIA URBANA QUE FAZEMOS
DOI:
https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0014Palavras-chave:
Geografia Urbana, Bacia do Rio Tietê, São PauloResumo
A elaboração deste texto responde à necessidade de expor um modo de entender e de fazer Geografia Urbana, disto decorre título que lhe atribuímos. Foram consideradas as categorias lógicas e os fundamentos históricos que permitem estruturar o conhecimento das cidades e das regiões urbanas implicados no movimento da modernidade contemporânea. Dois assuntos mereceram reflexão: a naturalização dos processos sociais, tomando-se como objeto as intervenções na Bacia do Rio Tietê em São Paulo, tendo em vista as enchentes periódicas. O outro se refere à cultura como economia; aqui são apreciadas as teses de Harvey e Cosgrove refletindo sobre o desencontro entre meios materiais de vida e modos de vida das populações tradicionais de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).