GEOGRAFIA URBANA QUE FAZEMOS

Autores

  • Odette Carvalho de Lima Seabra

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0014

Palavras-chave:

Geografia Urbana, Bacia do Rio Tietê, São Paulo

Resumo

A elaboração deste texto responde à necessidade de expor um modo de entender e de fazer Geografia Urbana, disto decorre título que lhe atribuímos. Foram consideradas as categorias lógicas e os fundamentos históricos que permitem estruturar o conhecimento das cidades e das regiões urbanas implicados no movimento da modernidade contemporânea. Dois assuntos mereceram reflexão: a naturalização dos processos sociais, tomando-se como objeto as intervenções na Bacia do Rio Tietê em São Paulo, tendo em vista as enchentes periódicas. O outro se refere à cultura como economia; aqui são apreciadas as teses de Harvey e Cosgrove refletindo sobre o desencontro entre meios materiais de vida e modos de vida das populações tradicionais de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odette Carvalho de Lima Seabra

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1970); especialização em Economia Regional e Urbana (1975) obtido na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo; mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979) , e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1987) e Livre Docente (2003) na Universidade de São Paulo. Atualmente exerce função de Professor Associado no Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo; orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em duas linhas de pesquisa:" Urbanização e modo de vida" e, "Urbanização e a Economia Política do Espaço". É membro correspondente da associação " La Somme et le Reste", sediada em Paris. Coordenadora do Grupo de Estudos Geografia e Modernidade, que estuda a empresa de serviços públicos no Brasil: Brazilian Traction. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, centralidade, periferia, metrópole, espaço, modernidade.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Como Citar

Seabra, O. C. de L. (2012). GEOGRAFIA URBANA QUE FAZEMOS. Revista Do Departamento De Geografia, 284-307. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0014

Edição

Seção

Artigos