CONFLITOS NA IMPLANTAÇÃO DO MINERODUTO DA FERROUS: A PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS SOB SUAS CAUSAS E DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Dayane Rouse Neves Sousa
  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira
  • Bruno Costa da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0025.0008

Palavras-chave:

atores sociais, conflitos, mineroduto.

Resumo

Nesse estudo temos como objetivo discutir os conflitos ambientais ocasionados pela implantação do mineroduto da empresa Ferrous que ligará o complexo da Mina da Viga, em Congonhas-MG, ao porto em Presidente Kennedy-ES, analisando suas causas e desdobramentos sob a percepção dos atores sociais envolvidos. Contudo, o recorte espacial desse trabalho foi à microrregião de Viçosa-MG. Como procedimentos metodológicos adotaram-se os seguintes: revisão bibliográfica, análise da cobertura midiática local e do EIA/RIMA do mineroduto da Ferrous, atuação no Projeto de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens na Zona da Mata Mineira, e por fim procuramos participar das reuniões populares, audiências públicas e das manifestações em geral contra o mineroduto. Entre os resultados, compreende-se que a instalação desse empreendimento têm provocado diversos conflitos ambientais e desgastes entre as populações locais, o poder público, os movimentos sociais e o empreendedor. Portanto, a implantação do mineroduto da Ferrous é potencializadora de conflitos ambientais, uma vez que está trazendo impactos ambientais, econômicos e sociais aos atores sociais atingidos pelo empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Rouse Neves Sousa

Graduanda em Bacharel em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa. Técnica em Meio Ambiente (ETEV). Possui experiência em organização social e produtiva, por meio do associativismo e cooperativismo; Metodologias Participativas e Educação Cooperativista. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG 2012/2013 na área de Conflitos Socioambientais.

Marcelo Leles Romarco de Oliveira

Administrador. Especialista em História do Brasil Pós-1930. Mestre em Extensão Rural. Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA (UFRRJ). Atualmente é professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.

Bruno Costa da Fonseca

Graduando em Bacharel em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiências na área de Organizações Coletivas com ênfase em Economia Solidária, Cooperativismo e Associativismo. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq 2012/2013 na área de Reprodução Social em Reassentamento e Conflitos Socioambientais.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Sousa, D. R. N., Oliveira, M. L. R. de, & Fonseca, B. C. da. (2013). CONFLITOS NA IMPLANTAÇÃO DO MINERODUTO DA FERROUS: A PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS SOB SUAS CAUSAS E DESDOBRAMENTOS. Revista Do Departamento De Geografia, 25, 140-163. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0025.0008

Edição

Seção

Artigos