A RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO MORRO GAÚCHO, MUNICÍPIOS DE ARROIO DO MEIO E CAPITÃO/RS

Autores

  • Bruna Letícia Thomas
  • Pedro Augusto Thomas Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.509

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Morro Gaúcho, Ameaças, Proteção.

Resumo

Unidades de Conservação (UCs) são áreas definidas geograficamente vinculadas a processos de gestão de seu território, tendo como objetivo principal a proteção ao longo prazo dos atributos ambientais in situ. Assim, visa-se destacar a importância da criação de uma UC no Morro Gaúcho, patrimônio natural dos municípios de Arroio do Meio e Capitão, Rio Grande do Sul, a partir da identificação dos impactos ambientais que ameaçam a sua biodiversidade e paisagem. Desta forma, o trabalho ocorreu a partir de saídas de campo, leitura de pesquisas já realizadas na área e jornais locais e a participação em reuniões de uma organização não-governamental local. Os impactos ambientais reconhecidos foram a ocorrência de espécies exóticas invasoras, o turismo irregular e a presença de uma unidade de transbordo de resíduos sólidos, entre outros, tendo como consequências as agressões à biodiversidade local. A importância da criação de uma UC no local também é destacada pela presença da Reserva da Biosfera e os percentuais de remanescentes de Mata Atlântica nas áreas dos municípios. Portanto, a instituição de uma área protegida no Morro Gaúcho visa garantir a conservação a partir de uma ação concreta de proteção à natureza e seus processos de manejo e gestão vinculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Letícia Thomas

Geógrafa, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Pedro Augusto Thomas, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Ciências Biológicas. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade Federal de Santa Maria - NEPRADE/UFSM.

Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Thomas, B. L., Thomas, P. A., & Foleto, E. M. (2014). A RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO MORRO GAÚCHO, MUNICÍPIOS DE ARROIO DO MEIO E CAPITÃO/RS. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 112-130. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.509

Edição

Seção

Artigos