REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO TURISMO DE IRATI-PR, SOB ENFOQUE DAS CATEGORIAS ANALÍTICAS GEOGRÁFICAS: LUGAR E PAISAGEM

Autores

  • Maycon Luiz Tchmolo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Patrícia Denkewicz
  • Nicolas Floriani Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.465

Palavras-chave:

Políticas públicas, planejamento turístico, práticas sociais, Irati-Pr.

Resumo

A presente pesquisa traz como conceitos centrais a serem discutidos e relacionados: planejamento turístico, políticas públicas de turismo, lugar e paisagem. A partir destes conceitos, confronta-se com a pesquisa empírica realizada no município de Irati-PR. Assim sendo, traçou-se os seguintes objetivos: analisar o projeto de planejamento turístico para as paisagens da sede de Irati e distritos circunvizinhos; apresentar os lugares e/ou paisagens onde a população iratiense realiza suas práticas sociais, de modo, a demonstrar sua ligação com o turismo; e, analisar se dentro do planejamento turístico as ações fomentam mudanças ao espaço, lugar ou paisagem. Os métodos da pesquisa permearam em uma entrevista com os responsáveis pela organização pública do turismo em Irati; e registro fotográfico das paisagens compreendidas como turísticas por estes. Como resultados, percebeu-se que ainda há muito que se fazer e investigar para um desenvolvimento harmônico da atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maycon Luiz Tchmolo, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Maycon Luiz Tchmolo: Mestre em Gestão do Território (UEPG). Bacharel em Turismo (Unicentro). Professor Colaborador do curso de Turismo da Unicentro.:
  • Patrícia Denkewicz
    Patrícia Denkewicz: Especialista em Mídias na Educação(UNICENTRO). Bacharel em Turismo (Unicentro). Estudante.
  • Nicolas Floriani, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Nicolas Floriani: Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Mestre em Ciências do Solo (UFPR). Engenheiro Agrônomo (UFPR). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO TURISMO DE IRATI-PR, SOB ENFOQUE DAS CATEGORIAS ANALÍTICAS GEOGRÁFICAS: LUGAR E PAISAGEM. (2014). Revista Do Departamento De Geografia, 27, 170-195. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.465