DEFININDO O CARÁTER DE PAISAGENS ETNOGRÁFICAS: A COLÔNIA FAZENDA TRÊS BARRAS NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.466Palavras-chave:
Paisagem Etnográfica, BRATAC, Fazenda Três-Barras, imigrantes japoneses, Companhia de colonizaçãoResumo
O artigo analisa os elementos e processos que influem na definição do caráter de paisagem etnográfica, entendida como a associação de determinada comunidade em determinado espaço geográfico. Procuramos aplicar um método de análise de paisagem etnográfica através do estudo de componentes. A Fazenda Três-Barras foi um projeto de colonização da Sociedade Colonizadora do Brasil-BRATAC. Esta companhia, de capital japonês, vinha atuando no Brasil desde 1924 com empreendimentos de colonização no Estado de São Paulo. A companhia possuía uma série de diretrizes de implantação de seus projetos, passando pelo planejamento, execução e organização. Essas diretrizes procurava evocar em certos aspectos a paisagem da terra natal na espacialização do território. Buscando um caminho para identificação e caracterização de paisagens etnográficas através de atributos como coerência, legibilidade, continuidade e distinção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. A licença adotada enquadra-se no padrão CC-BY-NC-SA.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).