RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE SOJA, NO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ-RS

Autores

  • Robson Rigão da Silva
  • Maria da Graça Barros Sartori Universidade Federal de Santa Maria
  • Cássio Arthur Wollmann Universidade Federal de Santa

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.510

Palavras-chave:

Precipitação pluviométrica, Produtividade, Soja, Ibirubá-RS.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a relação entre precipitação pluviométrica e produtividade de soja no município de Ibirubá – RS, como estudo de caso, no período de 31 anos (1982 a 2012). Os resultados foram organizados conforme a proposta metodológica deste trabalho, ou seja, com base no critério de precipitação, a qual foi subdividida em: precipitação abaixo da habitual precipitação habitual e precipitação acima da habitual. Dessa forma, os totais de precipitação pluviométricas influenciam nos rendimentos da soja, mas verificou-se que a distribuição hídrica durante o ciclo fenológico, em destaque os momentos com maior exigência hídrica, fase vegetativa de emergência e reprodutiva de enchimento do grão, tornaram-se fundamentais para os rendimentos finais. Mesmo com a introdução de novas tecnologias nos cultivares, como a soja de crescimento indeterminado, a variabilidade da precipitação pluviométrica ainda é influente na produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rigão da Silva

Licenciado em Geografia.Mestre em Geografia pela UFSM.

Maria da Graça Barros Sartori, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular Doutora - Universidade Federal de Santa Maria.Centro de Ciências Naturais e ExatasDepartamento de GeociênciasCurso de Geografia.

Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa

Geógrafo, doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor - Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Naturais e ExatasDepartamento de GeociênciasCurso de Geografia.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Silva, R. R. da, Sartori, M. da G. B., & Wollmann, C. A. (2014). RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA E PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE SOJA, NO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ-RS. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 296-314. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.510

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)