ANÁLISE MULTIVARIADA E CARTOGRAFIA DE SÍNTESE NO ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS

Autores

  • Eduardo Rodrigues Viana de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto Universidade Estadual Paulista J. M. Filho
  • Paulo Milton Barbosa Landim Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.537

Palavras-chave:

Erosão, Cartografia de síntese, Análise multivariada, SIG

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar a espacialização do potencial natural da erosão do solo, no contexto do modelo EUPS (Equação Universal de Perdas de Solo), através da utilização de técnica estatística multivariada e de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), em uma microbacia hidrográfica localizada na porção leste do Estado da Paraíba. O fator erodibilidade do solo foi gerado a partir de análise geoestatística de dados obtidos indiretamente, em ambiente SIG. Os fatores erosividade da chuva e práticas conservacionistas foram considerados constantes para toda a área, e inseridos manualmente no SIG. Os fatores declividade e extensão de vertentes, obtidos manualmente em cartas topográficas na escala 1:25.000, foram inseridos, também manualmente, no SIG. O fator uso da terra foi obtido por interpretação visual de fotografias aéreas e inserido manualmente no SIG. A formulação da EUPS foi aplicada em SIG para gerar mapa de potencial natural de erosão, e utilizando os mesmos fatores da EUPS foi utilizada a técnica estatística multivariada da análise fatorial das correspondências. Os resultados obtidos mostraram que é possível utilizar essa técnica estatística para integração e espacialização de dados originalmente numéricos utilizados em formulações matemáticas que permitem gerar mapa de síntese.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Quantificação em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Geografia, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Análise Geoambiental. (Texto informado pelo autor)
  • Sérgio dos Anjos Ferreira Pinto, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1991) e Livre-Docente pelo IGCE/UNESP/Rio Claro (1996). Atualmente é Professor Titular (desde 07/04/2011) da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Recursos Hidrícos e Manejo de Bacias Hidrograficas,, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, uso da terra, erosão do solo e modelos predictivos. (Texto informado pelo autor)
  • Paulo Milton Barbosa Landim, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho
    PAULO MILTON BARBOSA LANDIM, FORMADO EM GEOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 1961, CONCLUIU O DOUTORADO EM ESTRATIGRAFIA NESSA UNIVERSIDADE EM 1967. FEZ TODA A SUA CARREIRA ACADÊMICA NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA EM RIO CLARO E SE APOSENTOU, COMO PROFESSOR TITULAR, EM 1998. DESDE 1999 É PROFESSOR VOLUNTARIO DO DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA APLICADA DESSE MESMO CAMPUS. PUBLICOU 95 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E POSSUI 2 CAPITULOS DE LIVROS E 3 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E OUTROS 31 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 17 DISSERTACOES DE MESTRADO E 21 TESES DE DOUTORADO E CO-ORIENTOU 3 TESES DE DOUTORADO, ALEM DE TER ORIENTADO 27 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 1 TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE GEOCIENCIAS, ECOLOGIA E SAUDE COLETIVA. RECEBEU 4 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 1994 E 2008. ATUA NA AREA DE GEOCIENCIAS, COM ENFASE EM GEOMATEMATICA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 123 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: ANALISE ESTATISTICA DE DADOS GEOLOGICOS, ANALISE ESTRATIGRAFICA REGIONAL, BACIA SEDIMENTAR DO PARANA, DADOS MULTIVARIADOS, DADOS ESPACIAIS, SEDIMENTOLOGIA, GEOESTATISTICA, GRUPO TUBARAO, GEOLOGIA AMBIENTAL E GEOESTATISTICA. EM 2000 RECEBEU O TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA/UNESP. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2014-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, E. R. V. de, Pinto, S. dos A. F., & Landim, P. M. B. (2014). ANÁLISE MULTIVARIADA E CARTOGRAFIA DE SÍNTESE NO ESTUDO DA EROSÃO DOS SOLOS. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 40-93. https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.537