CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA CRÍTICA E O DESENVOLVIMENTO DO 'ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA'

Autores

  • Eduardo Paulon Girardi Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.540

Palavras-chave:

Cartografia geográfica, Crítica, Atlas, Questão agrária

Resumo

Este artigo aborda a proposta teórico-metodológica de uma Cartografia Geográfica Crítica e sua aplicação no desenvolvimento do Atlas da Questão Agrária Brasileira (www.fct.unesp.br/nera/atlas). O trabalho é parte dos resultados da tese de doutorado defendida em 2008 na Unesp de Presidente Prudente e foi apresentado na mesa A cartografia no contexto socioambiental no II Cartogeo, realizado em 2010 pelo Departamento de Geografia da USP. No artigo apresentamos os fundamentos da proposta da Cartografia Geográfica Crítica e a análise da estrutura fundiária brasileira, um dos vários temas que compõem o Atlas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Paulon Girardi, Universidade Estadual Paulista J. M. Filho
    É Professor Assistente Doutor do Departamento de Geografia da Unesp - Campus de Presidente Prudente, onde também é Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Professor e vice-coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, ligado à Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial - IPRI/Unesp. Licenciado (2003), Bacharel (2004) e Doutor (2008 - doutorado direto) em Geografia pela Unesp - Campus de Presidente Prudente, com estágio de doutorado no Institut des Hautes Etudes de l'Amérique Latine (IHEAL), da Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle. Líder do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA) e pesquisador do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade do Pantanal (GECA), da UFMT de Cuiabá. Coordenador do Laboratório de Geocartografia "Prof. Marcos Alegre", do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Presidente Prudente. Autor do "Atlas da Questão Agrária Brasileira", fruto da tese de doutorado (www.fct.unesp.br/nera/atlas). Parecerista dos periódicos Revista Franco-Brasileira Confins, Revista Campo-Território, Revista NERA, Revista Formação, Caderno Prudentino de Geografia, Revista da AGB Seção Três Lagoas e Geoaraguaia. Membro do corpo editorial da Revista NERA. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2014-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA CRÍTICA E O DESENVOLVIMENTO DO ’ATLAS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA’. (2014). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 302-331. https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.540