CHAPADA DOS GUIMARÃES: BORDA DA BACIA DO PARANÁ

Autores

  • Jurandyr Luciano Sanches Ross Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.525

Palavras-chave:

Chapada dos Guimarães, flat tops, Devonian sandstone scarps, Cenozoic tectonics, tectonic faults, Arco de São Vicente, denudational processes.

Resumo

A Chapada dos Guimarães corresponde a uma extensa superfície de relevo elevado e de topo aplanado posicionada na extremidade noroeste da bacia sedimentar do Paraná localizada no Estado de Mato Grosso-Brasil.As formas  planas do topo, estão entre 600 e 800m de altitude com a superfície pouco inclinada de noroeste para sul e leste. Está esculpida sobre rochas sedimentares preferencialmente arenitos do período Devoniano e do Cretáceo. Suas bordas são escarpadas, sendo que as frentes de escarpas  voltadas para a Depressão Cuiabana ultrapassam os 500m de gradiente topográfico. Nessa região a Chapada também apresenta nos topos formas de relevos ruiniformes  esculpidos nos arenitos vermelhos e amarelos da Formação Ponta Grossa (Devoniano). A chapada é contornada por Depressões como a Cuiabana e a Interplanaltica de Paranatinga a noroeste e norte e também por Planaltos a noroeste e sul. Essas áreas são fortemente marcadas por feixes de falhas de direção NE-SW e que têm vinculações com as áreas de dobramentos do pré-Cambriano Superior denominado de  Cinturão Orogenético Paraguai-Araguaia. A região passou a ter reativações tectônicas a partir do meso-cenozoico atuando nos processos de soerguimento generalizado com arqueamentos dômicos mais localizados como ocorre com o chamado “Arco de São Vicente”. A morfogênese da Chapada têm fortes relações com o tectonismo meso-cenozoico de um lado e de outro com  os ativos processos denudacionais concomitantes, responsáveis pelo rebaixamento  erosivo das depressões e da intensa dissecação do relevo dos planaltos do entorno da Chapada.A Chapada dos Guimarães, corresponde portanto a um segmento de relevo da borda noroeste da bacia do Paraná, que se manteve mais preservada dos processos de falhamentos e consequentemente das atividades erosivas meso-cenozoicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-02-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CHAPADA DOS GUIMARÃES: BORDA DA BACIA DO PARANÁ. (2015). Revista Do Departamento De Geografia, 28, 180-197. https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.525