RISCOS E EFEITOS TERRITORIAIS NA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROINDUSTRIAIS CANAVIEIROS

Autores

  • Eduardo Rozetti de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Vicente de Paulo da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.560

Palavras-chave:

Empreendimentos Sucroalcooleiros, Território, Riscos, Canavieiro.

Resumo

O espaço rural passa por modificações motivadas pelo desenvolvimento, que ultrapassam os limites territoriais, sociais e ambientais, gerando diferentes riscos as suas estruturas de representação por meio de conflitualidades: de um lado o capital e do outro os afetados. Pensando nesses fatores, apresenta-se como objetivo principal desse artigo a busca de compreender como ocorre a formação do agronegócio canavieiro, destacando os riscos que se seguem a partir dessa opção. Dá-se especial atenção à perspectiva dos efeitos gerados no processo do setor na contemporaneidade. Metodologicamente esse artigo está sustentado em debates e revisões acerca da temática, bem como direcionamentos reflexivos das territorialidades (re)criadas atendendo e/ou resistindo a esse agronegócio. Como resultados parciais tem-se o entendimento que o capital é responsável por gerar efeitos que ultrapassam aspectos apenas ligados ao trabalho, mas transformam fatores tais como: os modos de vida, a segurança/soberania alimentar e ambiental. Ligado a isso, destaca-se a categoria território como válida para compreender esses processos, pois a ele são englobadas as relações de poder e de territorialidades distintas. Por fim, apresentam-se também reflexões sobre a relação do capital canavieiro, modelando o território, e os riscos social, ambiental e econômico, que se tornam presentes quando da implantação desses grandes empreendimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rozetti de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Geografia, Mestre em Geografia, Técnico em Meio Ambiente, Doutorando Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Vicente de Paulo da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do NEPERGE.

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Carvalho, E. R. de, & Silva, V. de P. da. (2015). RISCOS E EFEITOS TERRITORIAIS NA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROINDUSTRIAIS CANAVIEIROS. Revista Do Departamento De Geografia, 28, 263-279. https://doi.org/10.11606/rdg.v28i0.560

Edição

Seção

Artigos