O atual e as tendências do ensino e da pesquisa em Geografia no Brasil

Autores

  • Dirce Maria Antunes Suertegaray

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2005.0016.0004

Palavras-chave:

Geografia, Pesquisa, Ensino.

Resumo

Este artigo faz uma análise do ensino e da pesquisa em Geografia no Brasil, com base na formação de profissionais em programas de Pós-Graduação. Foi definido que o produto final dos Mestrados e Doutorados, dissertações e teses, expressa essas duas dimensões conjuntamente: o ensino e a pesquisa. Considerando esta idéia, foi analisada a produção dos 29 Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES. A produção levantada corresponde ao período 2000-2003. Com estes dados e considerando os títulos dos trabalhos, foram classificados estes em sub-campos e escalas de análise em Geografia. Os resultados indicam um deslocamento da análise na Geografia Física para Geografia Ambiental e uma predominância da Geografia Humana sobre os demais campos analisados, além do predomínio da análise em escala local.

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Publicado

2011-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O atual e as tendências do ensino e da pesquisa em Geografia no Brasil. (2011). Revista Do Departamento De Geografia, 16, 38-45. https://doi.org/10.7154/RDG.2005.0016.0004