A Compartimentação do Parque Natural Municipal de Jacarenema Segundo a Hierarquia da Paisagem Proposta por Bertrand

Autores

  • Carlos Alberto Kuster Pinheiro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudia Câmara Vale Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132516

Palavras-chave:

Áreas costeiras, Unidades de conservação, Geofácies.

Resumo

A zona costeira sofre com graves prejuízos ambientais, sociais e econômicos devido a sua intensa ocupação. As faixas de terras costeiras, extremamente valiosas por seus recursos e logísticas, são densamente povoadas. O Parque Natural Municipal de Jacarenema (PNMJ) localizado na costa leste do município de Vila Velha vem sendo submetido a forte pressão do processo de urbanização. A falta de dados mais relevantes sobre a importância da manutenção deste parque e a carência de informações que o insiram dentro de uma visão sistêmica foram os principais motivos que inspiraram este artigo. O enfoque aqui será o de descrever a distribuição e o atual estado de conservação dos geofácies (nível da hierarquização da paisagem proposta por Bertrand) levando em consideração também a evolução da ocupação da área do entorno do Parque, isto é, o que deveria ser a zona de amortecimento. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Kuster Pinheiro, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), especialista em Docência para o Ensino Superior pela FABAVE (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) com pesquisa intitulada Uma contribuição Geográfica ao estudo das Unidades de Conservação sob enfoque Sistêmico: O caso do Parque Natural Municipal de Jacarenema, Vila Velha (ES) laureada com o prêmio "Aziz Nacib AbSaber" de melhor dissertação de mestrado em Geografia Física do Brasil. Doutorando pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) com pesquisa em Vulnerabilidade ambiental da APA de Conceição da Barra frente à eventos extremos de precipitação e vazão por meio de modelagem. Atua como professor na Universidade Vila Velha nos cursos de Geologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental com as disciplinas de geomorfologia, topografia, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Geoprocessamento. Participa como pesquisador no grupo de pesquisa de Geologia - Ciência da Terra, da Universidade Vila Velha. Professor efetivo na PMVV e na SEDU/ES.
  • Claudia Câmara Vale, Universidade Federal do Espírito Santo
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeografia, geomorfologia costeira com ênfase em estuários e sistema manguezal, Unidades de conservação. Faz parte do corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Ufes, ministrando a disciplina Teoria Geográfica da Paisagem e orientando nas áreas acima citadas.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Compartimentação do Parque Natural Municipal de Jacarenema Segundo a Hierarquia da Paisagem Proposta por Bertrand. (2017). Revista Do Departamento De Geografia, spe, 38-47. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132516