APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FRAGILIDADE AMBIENTAL RELEVO-SOLO NA SERRA DA CANTAREIRA, BACIA DO CÓRREGO DO BISPO, SÃO PAULO-SP

Autores

  • Eric Macedo Massa
  • Jurandyr Luciano Sanches Ross

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0004

Palavras-chave:

Fragilidade Ambiental, Análise Ambiental, Serra da Cantareira.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as fragilidades ambientais diante das intervenções humanas na bacia do córrego do Bispo, uma área bastante representativa do processo de ocupação desordenado na Serra da Cantareira. Como fundamento teórico-metodológico, adotou-se a proposta de ROSS (1994) - Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados, baseada nos conceitos de Unidades Ecodinâmicas de TRICART (1977). O diagnóstico das fragilidades ambientais, sintetizado no Mapa das Unidades Ecodinâmicas de Instabilidade Potencial e Emergente, baseou-se na correlação de quatro fatores de análise: o relevo, o solo, a cobertura vegetal/uso da terra e o regime pluviométrico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eric Macedo Massa
    possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2003) , graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2008) . Atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, fragilidade, modelos.
  • Jurandyr Luciano Sanches Ross
    É geógrafo formado pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, Revista Brasileria de Geomorfologia, conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo, além de chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planjemaneto ambiental e produção do conhecimento geocientífico.(Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FRAGILIDADE AMBIENTAL RELEVO-SOLO NA SERRA DA CANTAREIRA, BACIA DO CÓRREGO DO BISPO, SÃO PAULO-SP. (2012). Revista Do Departamento De Geografia, 24, 57-79. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0004