CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DO SOLO SOB DIFERENTES USOS EM BACIA HIDROGRÁFICA

Autores

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich
  • Sérgio Roberto Martins
  • Masato Kobiyama
  • Galileo Adeli Buriol
  • Alencar Simão Rizzardi
  • Régis Leandro Lopez da Silva
  • Willian Fernando de Borba

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0006

Palavras-chave:

Degradação, qualidade química do solo, Vacacaí-Mirim.

Resumo

O solo se tornou um recurso essencial à sobrevivência do ser humano, porém com o aumento dos níveis de contaminação gerado pelas ações antrópicas, esse recurso está recebendo toda essa carga poluidora acarretando em mudanças em suas propriedades. Com base nisso, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar os atributos físicos e químicos de solo sob diferentes usos em uma bacia hidrográfica. Os teores de argila variaram de 8 a 51%, com média de 28,84 ± 12,18%, a concentração de Potássio variou de 0,8 a 208 mg kg-1, com média de 54,56 ± 47,16 mg kg-1. Os valores de Matéria Orgânica variaram de 0,6 a 2,9%, com média de 1,50 ± 0,63%, a concentração de Fósforo variou de 0,7 a 6 mg kg-1 com média de 2,36 ± 1,52 mg kg-1, já os valores de pH variaram de 4,2 a 5,8com média de 4,76 ± 0,39. Dentre os parâmetros analisados, destaca-se em os valores elevados de argila e M.O. os solos que estão sob uso de mata nativa e campo nativo, sendo possível afirmar que a preservação do solo contribui para manutenção destes parâmetros. Dentre os atributos químicos, os maiores valores relacionam-se com solos sob que sofreram ação antrópica, como cultivados com arroz e soja ou sob uso de pastagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Daniel da Cunha Kemerich
    Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano -UNIFRA (2005). Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2008), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009) e é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água, aproveitamento de água da chuva, indicadores de sustentabilidade ambiental, análise de vulnerabilidade à contaminação. Atuou como Professor do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA em cursos de Graduação e Pós-Graduação, onde também foi coordenador de estágios e membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental, foi membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, atualmente é Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria/CESNORS, também é Consultor Ambiental e Perito Ambiental atuando em diversos municípios.
  • Sérgio Roberto Martins
    Graduação e Mestrado em Agronomia – UFPEL, Doutorado e Pós-doutorado em Agronomia - Universidade Politécnica de Madrid, Mestrado em Gestão Econômica e Planejamento do Desenvolvimento - Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é Professor Visitante da Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – PPGEA.
  • Masato Kobiyama
    Graduação em Ciências Especiais - Kyoto Educational University, Mestrado em Forestry Science - Tokyo University of Agriculture and Technology, Doutorado em Engenharia Florestal – UFPR. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Galileo Adeli Buriol
    Possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Bioclimatologia Vegetal - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, Docteur Ingenier e doutorado em Bioclimatologia Vegetal - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, doutorado de Estado. É professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e, atualmente, professor titular do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Alencar Simão Rizzardi
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano, atuando principalmente nas áreas de Hidrologia, Hidrossedimentometria, Produção e Transporte de Sedimentos em pequenas Bacias Hidrográficas.
  • Régis Leandro Lopez da Silva
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria, Bacharel em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano, atuando principalmente nas áreas de hidrologia, hidrogeologia, geoprocessamento e gestão dos recursos hídricos.
  • Willian Fernando de Borba
    Técnico em Agropecuária, Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/CESNORS.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

da Cunha Kemerich, P. D., Martins, S. R., Kobiyama, M., Buriol, G. A., Rizzardi, A. S., da Silva, R. L. L., & de Borba, W. F. (2012). CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DO SOLO SOB DIFERENTES USOS EM BACIA HIDROGRÁFICA. Revista Do Departamento De Geografia, 24, 92-107. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0024.0006