Potenciais Problemas de Mobilidade Urbana diária relacionados a Inundações no Rio de Janeiro (Brasil)

Autores

  • Leonardo Bacelar Lima Santos
  • Luciana de Resende Londe
  • Érico Soriano
  • Aurelienne Aparecida Souza Jorge
  • Andreza Fogaça Coelho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102130

Palavras-chave:

Desastres Naturais, Vulnerabilidade, Matriz de Origem-Destino, Postgis.

Resumo

A estimativa de pessoas que passam por zonas de tráfego, juntamente com informações hidrográficas, serve como base para o estudo de relações entre mobilidade e inundações. A partir de dados de origem e destino, foi desenvolvido um script baseado no Google Maps para obter os caminhos feitos em cada viagem. Para computar a quantidade de pessoas diretamente afetadas na mobilidade, foram selecionadas todas as regiões interceptadas pelos rios. O número total de pessoas indiretamente afetadas foi calculado através da análise de rotas que interceptam os rios, e, com base nesta informação, foram estimadas quantas pessoas têm sua mobilidade potencialmente afetada por inundações em cada rio. Os resultados sugerem que os rios Pavuna e Guandu Mirim devem receber atenção prioritária por tomadores de decisão para mitigar os efeitos de inundações sobre a mobilidade urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Bacelar Lima Santos
    Físico, doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Pesquisador Adjunto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden - MCTI)
  • Luciana de Resende Londe
    Bióloga, doutora em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Pesquisadora Adjunta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden - MCTI)
  • Érico Soriano
    Geógrafo, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Pós-doutorando FAPESP pela Universidade Federal de São Carlos
  • Aurelienne Aparecida Souza Jorge
    Cientista da Computação, especialista em Tecnologias e Sistemas de Informação. Analista de Informática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI)
  • Andreza Fogaça Coelho
    Cientista da Computação, especialista em MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Tecnologias e Sistemas de Informação. Analista de Informática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI)

Downloads

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Potenciais Problemas de Mobilidade Urbana diária relacionados a Inundações no Rio de Janeiro (Brasil). (2015). Revista Do Departamento De Geografia, 29, 175-190. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102130