GEOGRAFIA URBANA QUE FAZEMOS

Autores

  • Odette Carvalho de Lima Seabra

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0014

Palavras-chave:

Geografia Urbana, Bacia do Rio Tietê, São Paulo

Resumo

A elaboração deste texto responde à necessidade de expor um modo de entender e de fazer Geografia Urbana, disto decorre título que lhe atribuímos. Foram consideradas as categorias lógicas e os fundamentos históricos que permitem estruturar o conhecimento das cidades e das regiões urbanas implicados no movimento da modernidade contemporânea. Dois assuntos mereceram reflexão: a naturalização dos processos sociais, tomando-se como objeto as intervenções na Bacia do Rio Tietê em São Paulo, tendo em vista as enchentes periódicas. O outro se refere à cultura como economia; aqui são apreciadas as teses de Harvey e Cosgrove refletindo sobre o desencontro entre meios materiais de vida e modos de vida das populações tradicionais de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Odette Carvalho de Lima Seabra
    Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1970); especialização em Economia Regional e Urbana (1975) obtido na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo; mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1979) , e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1987) e Livre Docente (2003) na Universidade de São Paulo. Atualmente exerce função de Professor Associado no Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo; orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em duas linhas de pesquisa:" Urbanização e modo de vida" e, "Urbanização e a Economia Política do Espaço". É membro correspondente da associação " La Somme et le Reste", sediada em Paris. Coordenadora do Grupo de Estudos Geografia e Modernidade, que estuda a empresa de serviços públicos no Brasil: Brazilian Traction. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, centralidade, periferia, metrópole, espaço, modernidade.

Downloads

Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GEOGRAFIA URBANA QUE FAZEMOS. (2012). Revista Do Departamento De Geografia, 284-307. https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0112.0014