A RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO MORRO GAÚCHO, MUNICÍPIOS DE ARROIO DO MEIO E CAPITÃO/RS

Autores

  • Bruna Letícia Thomas
  • Pedro Augusto Thomas Universidade Federal de Santa Maria
  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.509

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Morro Gaúcho, Ameaças, Proteção.

Resumo

Unidades de Conservação (UCs) são áreas definidas geograficamente vinculadas a processos de gestão de seu território, tendo como objetivo principal a proteção ao longo prazo dos atributos ambientais in situ. Assim, visa-se destacar a importância da criação de uma UC no Morro Gaúcho, patrimônio natural dos municípios de Arroio do Meio e Capitão, Rio Grande do Sul, a partir da identificação dos impactos ambientais que ameaçam a sua biodiversidade e paisagem. Desta forma, o trabalho ocorreu a partir de saídas de campo, leitura de pesquisas já realizadas na área e jornais locais e a participação em reuniões de uma organização não-governamental local. Os impactos ambientais reconhecidos foram a ocorrência de espécies exóticas invasoras, o turismo irregular e a presença de uma unidade de transbordo de resíduos sólidos, entre outros, tendo como consequências as agressões à biodiversidade local. A importância da criação de uma UC no local também é destacada pela presença da Reserva da Biosfera e os percentuais de remanescentes de Mata Atlântica nas áreas dos municípios. Portanto, a instituição de uma área protegida no Morro Gaúcho visa garantir a conservação a partir de uma ação concreta de proteção à natureza e seus processos de manejo e gestão vinculados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Letícia Thomas
    Geógrafa, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Pedro Augusto Thomas, Universidade Federal de Santa Maria
    Acadêmico de Ciências Biológicas. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade Federal de Santa Maria - NEPRADE/UFSM.
  • Eliane Maria Foleto, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Doutora do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Thomas, B. L., Thomas, P. A., & Foleto, E. M. (2014). A RELEVÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO MORRO GAÚCHO, MUNICÍPIOS DE ARROIO DO MEIO E CAPITÃO/RS. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 112-130. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.509