REGULAMENTAÇÃO DOS MATERIAIS MÉDICOS NO BRASIL

Autores

  • Michele Feitoza-Silva Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Rio de Janeiro/RJ
  • Patrícia Fernandes da Silva Nobre Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Rio de Janeiro/RJ
  • André Luis Gemal Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
  • Katia Christina Leandro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i2p122-156

Palavras-chave:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Legislação, Materiais Médicos, Regulação.

Resumo

Os produtos sob regime de vigilância sanitária classificados como "produtos para saúde" compreendem os "materiais médicos". Atos regulatórios de 1999 a 2005 foram selecionados e classificados por assunto, possibilitando discutir o perfil dessas publicações. A classificação foi conduzida avaliando cada legislação, sua ementa e texto publicado em Diário Oficial da União. Para subsidiar a discussão, propomos uma classificação em oito assuntos (temas). A partir dela, foi possível correlacionar e demonstrar a prevalência de assuntos publicados e, assim, indicar uma tendência de temas contemplados em cada ano do período avaliado. Como reflexão, entendemos que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, neste caso, possui uma oportunidade de atuação única devido a seu arcabouço normativo organizado, capaz de atender a campos de atuação como registro, boas práticas, tramitações relacionadas às empresas de âmbito sanitário e pós-comercialização. No entanto, as legislações apresentadas somente terão aplicabilidade e eficiência se existir o conhecimento atualizado por parte dos profissionais de saúde das normas gerais de vigilância sanitária que apoiem processos decisórios de gestão mais eficientes, sem prejuízo da segurança da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Feitoza-Silva, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Rio de Janeiro/RJ

    Doutora em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz); mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Curso de Especialização e da Residência em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

  • Patrícia Fernandes da Silva Nobre, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Rio de Janeiro/RJ

    Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-Fiocruz); mestre em saúde pública pela (ENSP-Fiocruz); bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF). Integrante do Núcleo de Assistência em Direito e Regulação Sanitária do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

  • André Luis Gemal, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

    Doutor em Ciências pela Universidade de Grenoble, na França (Université Scientifique et Medicale - Joseph Fourier); mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia; graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular do Instituto de Química da UFRJ.

  • Katia Christina Leandro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

    Doutora em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Downloads

Publicado

2017-12-26

Edição

Seção

Tema em Debate

Como Citar

Feitoza-Silva, M., Nobre, P. F. da S., Gemal, A. L., & Leandro, K. C. (2017). REGULAMENTAÇÃO DOS MATERIAIS MÉDICOS NO BRASIL. Revista De Direito Sanitário, 18(2), 122-156. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i2p122-156