Análise da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em TV aberta

Autores

  • Juliana Fróes da Cruz Silva Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil
  • Patricky Santos Silva Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil
  • José Raphael Bokehi Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2141-6948
  • Selma Rodrigues de Castilho Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2021.162988

Palavras-chave:

Medicamento, Publicidade Direta ao Consumidor, Televisão

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as irregularidades da publicidade de medicamentos isentos de prescrição veiculada em mídia televisiva aberta. Trata-se de um estudo descritivo transversal, no qual duas emissoras da televisão aberta do Rio de Janeiro foram monitoradas durante sete meses. As 90 peças publicitárias coletadas foram transcritas e, posteriormente, analisadas frente à legislação vigente. Todas apresentavam alguma infração, com média de 3,6 infrações por peça. Os grupos farmacológicos mais frequentes foram os analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais e antiácidos. Como observado por outros autores, os resultados evidenciam a deficiência no cumprimento da regulamentação e a fragilidade da fiscalização acerca da publicidade de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, apontando para a necessidade de mudanças que priorizem a promoção do uso racional de medicamentos.

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Biografia do Autor

  • Juliana Fróes da Cruz Silva, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil

    Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Farmacêutica. Niterói/RJ, Brasil.

  • Patricky Santos Silva, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil

    Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde, Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Farmacêutico. Niterói/RJ, Brasil.

  • José Raphael Bokehi, Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ, Brasil

    Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói/RJ, Brasil.

  • Selma Rodrigues de Castilho, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Farmácia. Niterói/RJ, Brasil

    Professora titular do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica e docente do Programa de Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói/RJ, Brasil.

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Publicado

2021-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, J. F. da C., Silva, P. S., Bokehi, J. R., & Castilho, S. R. de. (2021). Análise da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em TV aberta: . Revista De Direito Sanitário, 21, e0006. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.rdisan.2021.162988