Dados sobre a regulação das profissões de saúde

2018-11-21

Já estão disponíveis com acesso aberto e gratuito os relatórios dos projetos:

- "Arranjos institucionais de mediação das diferentes instituições de regulação de profissões de saúde no Brasil: itinerário jurídico-administrativo de criação de novas profissões de saúde e aperfeiçoamento da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde/MS" e

- "Modelos Regulatórios e Trânsito Internacional de Profissionais de Saúde: Regulação da Formação e do Exercício Profissional no Mercosul".

Os dois projetos foram desenvolvidos pelo Cepedisa e apresentam os meandros que regem a criação de uma nova profissão de saúde no Brasil e em países do Mercosul, destacando os arranjos institucionais para mediação entre as múltiplas instituições regulatórias existentes nos países e permitindo que se faça reflexões sobre as diferentes formas de organização e de formação dos profissionais de saúde.  Os projetos também trazem dados da União Europeia, Canadá, Índia, África do Sul e Austrália.

Além dos relatórios, em breve, o site do Cepedisa irá disponibilizar tabelas com os principais dados levantados durante as pesquisas. Os resultados dos projetos serão base ainda para a produção de dois livros, com uma coletânea de artigos.

Complementando a divulgação das pesquisas, as duas próximas edições da Revista de Direito Sanitário trarão artigos: o volume 19, número 2, que será publicada no começo de dezembro; e o volume 19, número 3, com previsão de publicação no primeiro trimestre de 2019.

Com a coordenação dos pesquisadores Fernando Aith, Sueli Dallari e Rachelle Balbinot, os projetos contam com o financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Acesse aqui os relatórios: http://cepedisa.org.br/pt/home-3/?projeto-opas