Foco e Escopo

A Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econômico e Financeiro (“RDM”) desde 1951 tem enorme importância no desenvolvimento do direito comercial brasileiro. A revista está aberta às mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive a textos interdisciplinares, no formato de artigos, comentários jurisprudenciais e resenhas, desde que relacionados às áreas da linha editorial.

A Equipe RDM aproveita a oportunidade para demonstrar sua preocupação com a ampliação da diversidade em suas publicações. Nesse sentido, incentivamos o envio de artigos por autores e autoras de todos os gêneros, origens, etnias, idades e/ou que se encaixem em outros grupos que sofram com qualquer processo de discriminação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos passam pela análise prévia do Comitê de Redação. Uma vez verificada sua adequação à linha editorial da revista, os artigos serão submetidos ao processo conhecido como double blind peer review. Caso sejam sugeridas alterações, elas deverão ser incorporadas ao texto do artigo, cuja versão final deverá ser reencaminhada para nova avaliação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Desde 1951, a RDM possui enorme importância no desenvolvimento do direito comercial brasileiro, contendo artigos, crônicas, comentários jurisprudenciais e notas bibliográficas, de autores nacionais e estrangeiros de alto renome.

No ano de 2015, a RDM passou por uma reestruturação interna, de forma que o Comitê de Redação, composto por professores do Departamento de Direito Comercial da FD-USP, passou a ser auxiliado por alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade.

Com a reestruturação, a RDM passará a ser publicada semestralmente. Além disso, nossa equipe passa a receber artigos de forma contínua.