Compromisso de compra e venda para constituição de condomínio-hotel

natureza empresarial e consequente inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor

Autores

  • Roberto Pfeiffer

Palavras-chave:

Compromisso de compra e venda, condomínio-hotel, contrato empresarial, inexistência de relação de consumo, cláusula de irretratabilidade e irrevogabilidade

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar a natureza empresarial do compromisso de compra e venda de unidades autônomas que compõe o conjunto de contratos coligados que constituem um condomínio-hotel a partir de uma operação de incorporação imobiliária, destacando, assim, a inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor, o que implica em consequências importantes na interpretação das cláusulas contratuais, especialmente em relação às cláusulas de irretratabilidade e irrevogabilidade, cuja cogência impede a resilição unilateral imotivada do contrato.

O artigo destaca que à luz da teoria finalista, o adquirente de unidades autônomas que compõem o condomínio-hotel não é considerado consumidor, uma vez que o imóvel adquirido obrigatoriamente integrará o estabelecimento hoteleiro, não sendo apta ao uso próprio do adquirente. Ademais, a compra foi efetivada com a finalidade do adquirente auferir renda com a exploração econômica do estabelecimento hoteleiro. Assim, o compromissário comprador não será jamais o destinatário final fático ou econômico do produto adquirido.

Portanto, como regra geral não há ensejo à aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao compromisso de compra de venda em condomínio hotel. Apenas excepcionalmente, através da aplicação da teoria finalista mitigada, desde que esteja devidamente comprovada a existência de vulnerabilidade do adquirente no caso concreto analisado, poderá haver a incidência da legislação consumerista.

O artigo, que utiliza o método indutivo e efetivou pesquisa jurisprudencial e doutrinária para embasar as suas conclusões, ressalta que as cláusulas de irretratabilidade e irrevogabilidade existentes nos compromissos de compra e venda das unidades autônomas devem ser interpretadas à luz das normas e padrões próprios dos contratos empresariais sem a utilização dos cânones interpretativos próprios das relações de consumo. Consequentemente, não é válida a resilição unilateral imotivada do contrato, já que a estabilidade contratual é imprescindível para o adequado desempenho da operação econômica de prestação de serviços de hospedagem pelo condomínio hotel.

Referências

AGUIAR JR., Ruy Rosado de. Comentários ao Novo Código Civil vol. VI, tomo II. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

ASSIS, Araken de. Do distrato no novo Código Civil. Revista CEJ, p. 58-61, jan./mar. 2004.

AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Diálogos com a doutrina: entrevista com Antonio Junqueira de Azevedo. Revista Trimestral de Direito Civil. v. 9, n. 34, p. 304-305. Rio de Janeiro: Padma, abr./jun. 2008.

BENJAMIN, António Herman. O Conceito jurídico de consumidor. Revista dos Tribunais v. 628, fev./1988, p. 77-86.

BOURGOIGNIE, Thierry. O conceito jurídico de consumidor. Revista de Direito do Consumidor, n. 2. p. 7-51. São Paulo: Ed. RT, 1992.

DINIZ, Maria H. Dicionário jurídico universitário. São Paulo: Saraiva, 2010.

FORGIONI, Paula Andrea. A evolução do direito comercial brasileiro: da mercancia ao mercado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.

FORGIONI, Paula. A interpretação nos negócios empresariais no novo Código Civil. Revista de direito mercantil, v. 130, 2003, p. 9-38.

FORGIONI, Paula. Teoria Geral dos contratos empresariais, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

FURTADO, Gabriel. Aspectos jurídicos dos investimentos em condo-hotéis . Disponível em: https://cidadeverde.com/cadernojuridico/93558/aspectos-juridicos-dos-investimentos-em-condo-hoteis-i. Acesso em 03.04.2019.

GALGANO, Francesco. Trattato di Diritto Civile. 2. ed. v. II. Padova: Wolters Kluwer, 2010.

GOMES, Orlando. Contratos. 26a edição atualizada por AZEVEDO, Antonio Junqueira de; MARINO, Francisco Paulo Crescenzo. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

ITURRASPE, Jorge Mosset. Contratos Conexos: grupos e redes de contratos. Santa fe: Rubinzal Culzoni Editores, 1998.

KATAOKA, Eduardo Takemi. A coligação contratual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. p. 24-25.

LEONARDO, Rodrigo Xavier. Redes Contratuais no Mercado Habitacional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Direito Civil: Contratos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 107-109.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Redes Contractuales: Conceptualizaciòn juridica, relaciones internas de colaboración, efectos frente a terceros. Revista de Direito do Consumidor, n. 28, p. 22-58, out-dez 1998.

LOUREIRO, Francisco Eduardo Alguns aspectos dos contratos de compromisso de venda e compra de unidades autônomas futuras e o Código de Defesa do Consumidor. In: AMORIM, José Roberto Neves; ELIAS FILHO, Rubens Carmo. Direito e a Incorporação Imobiliária. São Paulo: Editora sine nomine, 2016, p. 9-26.

LUPION, Ricardo. Boa-fé objetiva nos contratos empresariais: contornos dogmáticos dos deveres de conduta. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

MARINO NETO, José Ernesto. Condo-hotel hoje: responsabilidades, riscos e consequências. Revista Hotéis, 03.10.2013. Disponível em: https://www.revistahoteis.com.br/condo-hotel-hoje-responsabilidades-riscos-e-consequencias-artigo--de-jose-ernesto-marino-neto/.

MARINO, Francisco Paulo Crescenzo. Contratos Coligados no Direito Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARQUES, Claudia Lima. Proposta de uma Teoria Geral dos Serviços com base no novo Código de Defesa do Consumidor: a evolução das obrigações envolvendo serviços remunerados direta ou indiretamente. Revista de Direito do Consumidor, v. 33, São Paulo, jan., 2000, p. 79-122.

MARQUES, Cláudia Lima; TURKIENICZ, Eduardo. Caso “T” vs. “A”: em defesa da teoria finalista de interpretação do art. 2º do CDC. Revista de Direito do Consumidor v. 36, out.-dez. 2000, São Paulo: RT, p. 221-240.

MARQUES. Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. São Paulo: RT, 2016.

MESSINEO, Francesco. Contratto collegato. Enciclopedia del diritto. Tomo X (Conttrato-Cor). Milano: A. Giuffrè, 1962. p. 48-54. MESSINEO, Francesco. Dottrina Generale del Contratto. Milano: A. Giuffrè, 1948.

OLIVEIRA, Carlos E. Elias de; MATTOS E SILVA, Bruno. A Recente Lei do Distrato (Lei nº 13.786/2018): O Novo Cenário Jurídico dos Contratos de Aquisição de Imóveis em Regime de Incorporação Imobiliária ou de Loteamento (Parte 1). Disponível em: http://genjuridico.com. br/2019/01/10/a-recente-lei-do-distrato-lei-no-13-786-2018-o-novo-cenario-juridico-dos-contratos-de-aquisicao-de-imoveis-em-regime- -de-incorporacao-imobiliaria-ou-de-loteamento-parte-1/. Acesso em 15.12.2021.

PFEIFFER. Roberto Augusto Castellanos. Defesa da Concorrência e Bem-Estar do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. Natureza empresarial do compromisso de compra e venda de unidades autônomas para constituição de condomínio-hotel e o caráter vinculante da cláusula de irretratabilidade e irrevogabilidade. Revista de Estudos Jurídicos do Superior Tribunal de Justiça, v. 1, n. 1, ago. 2020, p. 53-73. Disponível em: https://rejuri.stj.jus.br/index.php/revistacientifica/issue/view/1/1.

RIBEIRO, Marcia Carla Pereira; GALAESKI JUNIOR, Irineu. Teoria Geral dos contratos: contratos empresariais e análise econômica. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

RIZZARDO, Arnaldo. Promessa de compra e venda e parcelamento do solo urbano: Leis 6.766/79 e 9.785/99. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

RODRIGUES JUNIOR, Otavio Luiz. Retrospectiva 2018: Leis, livros e efemérides do direito civil. Disponível em: https://www.conjur. com.br/2019-jan-02/retrospectiva-2018-leis-livros-efemerides-direito- -civilhttps://www.conjur.com.br/2019-jan-02/retrospectiva-2018-leis- -livros-efemerides-direito-civil. Acesso em 15.12.2021.

Publicado

2022-08-31