Aprendizagem de pesquisadores científicos com agricultores: reflexões sobre uma prática em Sumidouro (RJ), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p26-49Palavras-chave:
comunidades ampliadas de pares, educação dos educadores, saúde e ambienteResumo
Este artigo apresenta e discute os significados do aprendizado de pesquisadores dos campos científicos da Biologia e da Sociologia, com agricultores familiares do município de Sumidouro (RJ), a respeito da importância do trabalho educativo no controle da esquistossomose. A intervenção dos pesquisadores propiciou um aprendizado social entre eles e a comunidade de referência, uma vez que, a partir dos laços de confiança construídos, os mesmos passaram a ser vistos como aliados capazes de projetar determinados interesses. A construção destes laços decorreu, no que diz respeito aos pesquisadores, da percepção e da tentativa de superação das dificuldades surgidas no desenvolvimento do trabalho educativo.Downloads
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Publicado
2007-02-01
Edição
Seção
Educação de Jovens e Adultos
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Aprendizagem de pesquisadores científicos com agricultores: reflexões sobre uma prática em Sumidouro (RJ), Brasil . (2007). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(1), 26-49. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p26-49