A relação entre os saberes comunitários e os conteúdos escolares no processo de alfabetização

Autores

  • Jaqueline Santos Picetti Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
  • Luciane Magalhães Corte Real Universidade Federal do Rio Grande do Sul; PGIE

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p10-23

Palavras-chave:

alfabetização, exclusão escolar, saberes comunitários, sala de aula

Resumo

Esse artigo é um dos produtos da pesquisa "Os Movimentos de Exclusão Escolar Oculta", realizada nos anos de 2000 a 2002, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa se caracterizou como um estudo qualitativo, onde durante sete meses coletou-se os dados, utilizando a observação participante, a entrevista oral semi-estruturada e a análise documental. O campo empírico foi composto de professores e alunos de cinco turmas de Alfabetização de uma Escola Municipal de Porto Alegre. No decorrer da análise de dados, foram elaboradas três dimensões - epistemológica, desenvolvimento moral e relação entre os conhecimentos comunitários e os conteúdos escolares - a partir das quais foi construído o conceito de Exclusão Escolar Oculta. Nesse artigo, refletiremos a partir da questão teórica estudada na última dimensão citada, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire. Procuraremos demonstrar que a concepção de Educação Bancária permanece oculta na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

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Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

A relação entre os saberes comunitários e os conteúdos escolares no processo de alfabetização . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 10-23. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p10-23