Alfabetização: desafios da prática alfabetizadora

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Formação de Professores
  • Mairce da Silva Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p157-171

Palavras-chave:

alfabetização, cotidiano escolar, formação de professores

Resumo

Apesar de importantes pesquisas serem divulgadas nas últimas décadas sobre os múltiplos aspectos que contribuem para a produção do fracasso escolar na alfabetização, vimos reacender, recentemente, a defesa de que este problema relaciona-se fundamentalmente aos métodos utilizados pelas professoras. Dialogando com Freire e Morin, entre outros autores, continuamos a defender, no presente artigo, que precisamos ver com olhos menos reducionistas a alfabetização. Em nossas reflexões sobre a vivência cotidiana no mundo da escola, temos percebido que as aproximações entre o legado de Paulo Freire e a epistemologia da complexidade podem apontar novas pistas para a construção de práticas alfabetizadoras emancipatórias. Práticas que potencializem professores e professoras, alunos e alunas, a escreverem e dizerem suas próprias palavras, especialmente, em contextos históricos de exclusão e negação das diferenças culturais, como na sociedade brasileira. Trazendo situações do campo da pesquisa, o trabalho enfoca a multiplicidade de experiências com a linguagem escrita, que acontecem no cotidiano da escola, desvelando os ambientes alfabetizadores múltiplos e híbridos que compõem o cotidiano escolar. O desafio que hoje temos na escola é o de ver a leitura como algo mais que apenas soletrar a escrita, e vermos na escrita algo mais que a transcrição da fala. É preciso que nós, professores e professoras, nos apropriemos de referenciais teóricos que nos ajudem a olhar e ver de forma ampliada o processo de alfabetização. Não se trata de propor à professora um novo método de alfabetização, porém, trata-se de enfatizar a importância da reflexão coletiva e do permanente se prepara como condições básicas para o fortalecimento de uma prática alfabetizadora comprometida com as crianças das classes populares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Alfabetização: desafios da prática alfabetizadora . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 157-171. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p157-171