Contos de fada: uma experiência no processo de alfabetização com crianças e professores das classes populares

Autores

  • Ana Maria de Paula Siqueira Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p35-50

Palavras-chave:

contos de fada, alfabetização^i1^sleitura/ escr, sucesso escolar, construtivismo

Resumo

A investigação desse trabalho diz respeito aos anos compreendidos entre 1984 e 1996, período de vigência da implantação do Ciclo Básico de Alfabetização e da Jornada Única, no Estado de São Paulo. Esta investigação procurou levar em conta o problema de acesso e permanência ou evasão de crianças das classes populares, com proposta diferenciada de inovação em alfabetização. A pesquisa ora descrita nasceu de uma preocupação com o elevado número de crianças excluídas do processo de alfabetização e também pelo rendimento insatisfatório daquelas que se encontram matriculadas em nossas escolas. Durante a investigação trabalhamos com 38 classes e professores de Ciclo Básico, professores de Língua Portuguesa e aproximadamente 1.200 crianças (sem pré-escola e retidos) com uma proposta construtivista de alfabetização para crianças das classes populares. Fundamentamo-nos nas teorias de Jean Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, e outros, para discussão, reflexão, análise e realização das atividades feitas em sala de aula pelas crianças. Essas atividades resultaram a princípio, em grande fonte de possibilidades para o prosseguimento das investigações, pois boa parte delas mostrava que, no repensar da prática, juntamente com o professor poder-se-ia propor alternativas de trabalho no cotidiano escolar. Assim, numa atividade coordenada - de preparo, aplicação, acompanhamento e avaliação do cotidiano do professor- foi observado como as crianças se apropriaram da escrita passando a utilizá-la num contexto extra-escolar. Voltamos um breve lhar para a situação da escola nas décadas anteriores, com o intuito de situar melhor o contexto atual e apresentar uma experiência, inspirada na teoria construtivista, que nos levou a alguns resultados que julgamos positivos e animadores de novas experiências.

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Siqueira, A. M. de P. (2008). Contos de fada: uma experiência no processo de alfabetização com crianças e professores das classes populares . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 35-50. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p35-50

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças