Alfabetização e letramento: construindo saberes essenciais

Autores

  • Anézio Cláudio Bernardes Universidade do Vale do Paraíba; Instituto Superior de Educação
  • Maria Angélica Gomes Maia Universidade do Vale do Paraíba; Instituto Superior de Educação
  • Vera Lúcia Catoto Dias Universidade do Vale do Paraíba; Instituto Superior de Educação
  • Ana Enedi Prince Silva Universidade do Vale do Paraíba; Instituto Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p51-71

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, escola pública, ensino e aprendizagem, métodos, políticas públicas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar os entraves que inviabilizaram, ao longo da história educacional brasileira, o acesso de crianças pertencentes às classes populares na rede pública de ensino, e verificar, também, a importância da escola como instância sócio-cultural. Procura percorrer uma trilha de investigação teórica sobre essa agência denominada escola e, para isso, fundamenta-se nos pressupostos de Ferreiro, Silva e Branco, dentre outros autores. Os resultados desta pesquisa apontam que, no contexto escolar, instalam-se possibilidades reais de consecução das metas previstas para o processo de ensino e aprendizagem; e - mais especificamente -, para a efetivação construção e apropriação da língua, ato de ler e escrever, em um ambiente em que as salas de aulas podem se configurar, dependendo dos que nela atuam, em pontos de partida para a construção de conhecimentos significativos.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

Alfabetização e letramento: construindo saberes essenciais . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 51-71. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p51-71