Contributos do Ensino Recorrente para o desenvolvimento socioeducativo e económico dos jovens e adultos: um estudo no concelho de Vila Nova de Paiva

Autores

  • Ana Paula Cardoso Instituto Politécnico de Viseu; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde
  • Marco Dias Pereira Escola EBI de Ínsua

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p99-127

Palavras-chave:

Educação de adultos, Ensino recorrente, desenvolvimento sociocultural, desenvolvimento económico/laboral

Resumo

As elevadas taxas de analfabetismo entre certos grupos etários da população portuguesa em idade activa, nomeadamente nas regiões rurais e interiores do país, levou à criação do Ensino Recorrente (E.R.), uma modalidade de educação escolar vocacionada especialmente para a formação de adultos que abandonaram precocemente o sistema escolar e, ainda, para jovens que deixaram os cursos regulares, nomeadamente por razões de ordem laboral. Tendo desenvolvido, entre 1999 e 2004, a actividade profissional no concelho de Vila Nova de Paiva, no sector do E.R. ao nível da educação básica de adultos, 1º e 2º ciclos, procurámos averiguar se a frequência desta valência de educação de adultos trouxe algum contributo para o desenvolvimento socioeducativo e para a melhoria das condições económicas e laborais dos jovens e adultos deste concelho. Através de um estudo exploratório, de carácter descritivo, concluímos que a formação recebida constituiu uma mais-valia para os sujeitos que frequentaram o E.R., na medida em que contribuiu para a melhoria das suas condições de vida, traduzidas no aumento de conhecimentos úteis para o dia-a-dia, no desenvolvimento de comportamentos benéficos para a saúde e prevenção, numa maior consciência cívica, na sensibilização pelas questões ambientais, no incremento das condições económicas e da sua situação laboral, em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

Cardoso, A. P., & Pereira, M. D. (2008). Contributos do Ensino Recorrente para o desenvolvimento socioeducativo e económico dos jovens e adultos: um estudo no concelho de Vila Nova de Paiva . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 99-127. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p99-127

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos