O aprendizado da língua portuguesa em tempos de modernidade líquida: algumas considerações sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de pessoas idosas no Brasil e em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p38-67Palavras-chave:
alfabetização, escrita terceirizada, Guarulhos, Maputo, modernidade líquida, pessoas idosasResumo
Este artigo pretende cotejar, ainda que de maneira inicial, o aprendizado de mulheres idosas, de acordo com as realidades brasileira e moçambicana. O conceito de "escrita terceirizada", construído pelas autoras, e de "modernidade líquida" (Z. Bauman) são de fundamental importância para a análise da aprendizagem da Língua Portuguesa por pessoas idosas na cidade de Guarulhos e Maputo. Finalmente, faremos considerações acerca da exigência da rapidez imposta pelos dias atuais em grandes centros, mesmo que, muitas vezes, o tempo necessário para que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorra seja contrariamente mais lento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-02-01
Edição
Seção
Educação de Jovens e Adultos
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
O aprendizado da língua portuguesa em tempos de modernidade líquida: algumas considerações sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de pessoas idosas no Brasil e em Moçambique . (2009). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 38-67. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p38-67