Entrevista: parte II: para uma apropriação das experiências do projecto da ligação escola-comunidade e dos saberes das comunidades locais no currículo: caso da Província de Sofala, em Moçambique

Autores

  • Jó António Capece Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Cristina Daniel Matere Tomo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i6p269-295

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Biografia do Autor

  • Jó António Capece, Universidade Pedagógica de Moçambique
    Jó António Capece nasceu na Localidade do Luabo, Distrito do Chinde, Província da Zambézia, em Moçambique, no dia 1 de janeiro de 1964. É Licenciado desde 1993, em ensino de Física pelo Instituto Superior Pedagógico de Maputo, hoje Universidade Pedagógica de Moçambique. É Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, em 2001. Em 1984 iniciou as suas actividades profissionais como professor de Matemática e Física na Escola Industrial e Comercial Joaquim Mara, na cidade de Chimoio, Província de Manica. A partir de 1994 começou a leccionar na Universidade Pedagógica, afecto ao Departamento de Física, na Delegação da Beira, tendo chefiado o Departamento e sido o Director da Delegação. No nível de graduação lecciona as cadeiras de Práticas Pedagógicas I, II e III, Metodologia de Investigação Científica, Mecânica Quântica, entre outras. Em 2006 foi professor assistente no curso de pós-graduação em Educação (Currículo), num convênio entre a PUC-SP e a UPM. Desde março de 2008 é docente no Curso de Mestrado na Universidade Pedagógica de Moçambique. Tem feito trabalhos de supervisão nas Práticas Pedagógicas, em monografias para a conclusão do nível de graduação e de dissertação para o nível de mestrado. Tem trabalhos científicos publicados no país e no estrangeiro.
  • Cristina Daniel Matere Tomo
    Cristina Daniel Matere Tomo nasceu a 2 de Fevereiro de 1952, na localidade de Mutanda, Distrito do Búzi, Província de Sofala, em Moçambique. É Bacharel em Ciências de Educação, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo – Moçambique e Mestre em Psicologia Educacional para Crianças com Necessidades Especiais, pelo Institute of Education, University of London. Actualmente é Directora Nacional, no Ministério da Educação e Cultura, em Maputo – Moçambique. Tem realizado trabalhos de pesquisa e consultoria, com destaque nas seguintes: “Teachers Attitudes Towards Children with Special Educational Needs” (Dissertação de Mestrado),“Constraints faced by Mozambican Teachers in Implementing the Unesco Package: Special Needs in the Classroom”, “Levantamento de Necessidades de Formação de Psicólogos em Moçambique”.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Entrevista: parte II: para uma apropriação das experiências do projecto da ligação escola-comunidade e dos saberes das comunidades locais no currículo: caso da Província de Sofala, em Moçambique. (2009). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(6), 269-295. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i6p269-295