Narrativas: as falas da experiência - colaboração para a formação de professores no mundo lusófono

Autores

  • Isis Flora Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i7p44-63

Palavras-chave:

Narrativa, alfabetização, saberes e fazeres docentes

Resumo

Busca compreender os saberes e fazeres docentes presentes nas narrativas das professoras alfabetizadoras do Colégio de Aplicação da Uerj. Os saberes e fazeres presentes nas falas das professoras que são tomadas como objetivo de reflexão e análise. Essa opção se deu por acreditar que o espaço de sala de aula pode ser um centro de pesquisa e de formação docente. A opção teórica pela Investigação Narrativa possibilitou ver as falas como fonte e como método de análise. Sendo um movimento que nos leva a uma explicação e re-explicação dos fatos narrados. Como fonte principal deste trabalho, que subsidiou a análise dos saberes e fazeres das docentes, tem-se o conjunto de entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Narrativas: as falas da experiência - colaboração para a formação de professores no mundo lusófono . (2010). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 4(7), 44-63. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v4i7p44-63