Tentativas de desconstrução do racismo e preconceitos: um diálogo entre o Norte e o Sul do no século XXI

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p123-145

Palavras-chave:

Canadá, Brasil, desconstrução do racismo, leis, escola

Resumo

Este artigo apresenta tentativas de desconstrução do racismo implementadas pelo Brasil e pelo Canadá. Quanto a esse país, aborda-se ação realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo embasada na Lei 10639/03 e apoiada pelo CNPq no âmbito do Edital ProAfrica. Quanto ao Canadá, apontamos a Lei de Quebec, a Révolution tranquille;a Charter of Rights and Freedoms e os accommodements raisonnables como indicadores do movimento cotidiano que a sociedade quebequense faz no sentido de desconstruir diferentes formas de racismo, tal como podemos observar na constituição e existência de escolas de diferentes etnias, grupos sociais, religiosos, como, por exemplo, a Escola Portuguesa em Montreal. Finalmente, considera-se que a destruição do racismo e do preconceito são processos tão longos como a construção dos mesmos e são colocados em funcionamento nas sociedades estudadas caracterizadas pela recepção de imigrantes

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Relações Norte e Sul

Como Citar

Tentativas de desconstrução do racismo e preconceitos: um diálogo entre o Norte e o Sul do no século XXI . (2011). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 123-145. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p123-145