uso e potencialidades na formação de leitores

Autores

  • Susana Couto Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Centro de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p49-77

Palavras-chave:

Compreensão leitora, histórias em quadrinhos, mediação pedagógica

Resumo

Este trabalho é resultado de investigação realizada por docente e estudantes de Pedagogia no "projeto Prodocência: implantação de laboratórios para o ensino de licenciatura e formação de professores em pedagogia, matemática e física" desenvolvido no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia com apoio e financiamento do Ministério da Educação (MEC). Através da metodologia pesquisa-ação foram realizadas atividades em uma turma de terceira série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Amargosa-BA, caracterizada como tendo dificuldades no processo de compreensão leitora. Diante da turma investigada, a equipe de pesquisadores optou pela utilização de histórias em quadrinhos para o desenvolvimento do trabalho. Essa investigação teve duração de um semestre letivo distribuído em doze sessões, sendo na primeira aplicado um pré-teste e na última um pós-teste. Durante as dez sessões de efetiva intervenção foram propostas à classe atividades envolvendo: exploração de revistas em quadrinhos para conhecimento de personagens, aspectos textuais e gráficos; leitura de histórias e respostas a perguntas com diferentes níveis de complexidade; leitura de histórias para elaboração de questões; ordenação dos quadrinhos de uma história; construção de uma história com base nas imagens dos quadrinhos; explicação das atitudes dos personagens com base na compreensão de suas características; empréstimo de revistas para leitura. Essas atividades buscaram contribuir para a redução das dificuldades no desenvolvimento da compreensão leitora, entendendo que esta não se reduz a mera decodificação do texto, mas a compreensão e reflexão sobre o mesmo, compreendendo o que não está explícito. Ao final do trabalho de intervenção os indicadores utilizados para aferir o progresso da turma com relação a leitura demonstraram o desenvolvimento da compreensão leitora de 75% dos estudantes. Isso demonstra que as histórias em quadrinhos podem ser eficazmente utilizadas como recurso de mediação pedagógicapara contribuir na formação de leitores

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

uso e potencialidades na formação de leitores . (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(11), 49-77. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p49-77