O papel do texto na aula de língua sob uma perspectiva interacionista

Autores

  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p103-126

Palavras-chave:

ensino, língua materna, interação verbal, texto, sentido

Resumo

A realidade do ensino de língua materna mostra que essa prática escolar não tem atingido os resultados almejados: que o aluno se expresse com segurança, clareza e naturalidade, tanto na modalidade falada quanto na escrita. Tal constatação reflete a necessidade urgente de redimensionar o objeto de estudo, bem como sua metodologia. Tendo como base teórica as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998, 1999) e de vários estudos direcionados nessa perspectiva, tais como os de Geraldi (1991, 2006), Possenti (2002), Kleiman (1996, 2006), Neves (2003), Antunes (2003, 2007, 2009), citando apenas alguns, o presente artigo visa a problematizar a questão, não apontando fórmulas prontas, mas possibilidades de solução a serem efetuadas nas aulas de português. Definindo a língua e seu ensino como uma prática frequente de interação verbal, vemos o texto (mais especificamente os diferentes gêneros textuais, que circulam em diversas instâncias sociais) como objeto de estudo e propomos diferentes estratégias de leitura, análise linguística e produção textual como método para trabalhar a língua. Defendemos que o ensino e a aprendizagem de língua precisam funcionar como um constante trabalho de desconstruir e construir textos, enfim, como um exercício permanente de comunicação. E o ensino de gramática deve ser contextualizado, ou seja, mais do que identificar e classificar, o aluno precisa perceber o efeito de sentido que cada elemento linguístico produz, no contexto em que atua.

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Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

O papel do texto na aula de língua sob uma perspectiva interacionista . (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(11), 103-126. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p103-126