Organização do ensino da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural

Autores

  • Patricia Cristina Formaggi Cavaleiro Rede Municipal de Ensino de Mandaguari
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p127-145

Palavras-chave:

aprendizagem, linguagem escrita, ensino, teoria histórico-cultural

Resumo

Os resultados das avaliações da Educação Básica realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) tem revelado que o desempenho dos estudantes em língua portuguesa tem sido muito aquém ao esperado. Esse fato indica a necessidade de se buscar práticas pedagógicas que tenham impactos mais positivos na aprendizagem dos estudantes. Neste sentido, no presente texto é apresentada parte de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo investigar modos de organização do ensino da linguagem escrita que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, conforme potencial formativo do ensino defendido pela teoria histórico-cultural. Para isso, foi realizado um experimento didático formativo no qual foram trabalhados conteúdos da linguagem escrita durante um período de três meses, em uma turma de 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Paraná. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações, registro de atividades e videogravações. No presente texto são apresentados alguns episódios de ensino sobre o conteúdo pontuação. A análise do experimento permitiu observar que a aprendizagem dos estudantes é favorecida quando são contempladas atividades que envolvem reflexão e que exigem deles a elaboração ativa do conhecimento. Para isso situações-problema envolvendo o conteúdo demonstraram ser mobilizadoras de ações mentais necessárias à aprendizagem consciente do aluno. Verificou-se que as atividades de ensino precisam ser planejadas pelo professor de modo que requeira do aluno a atenção diretamente dirigida ao objeto de aprendizagem. Identificou-se que a explicitação verbal dos alunos sobre suas hipóteses pode ser um instrumento norteador das ações do professor, pois possibilita que este acompanhe o tipo de atividade mental que o aluno está realizando com o conteúdo.

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Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Organização do ensino da linguagem escrita: contribuições da teoria histórico-cultural . (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(11), 127-145. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p127-145