Prefácios de livros didáticos e o imaginário da leitura: do dado marginal à legitimação de um lugar da escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p146-168Palavras-chave:
letramento, livro didático, discurso, escritaResumo
Este artigo investiga o mecanismo discursivo que sustenta o valor de verdade agregado às definições e às proposições de uso da escrita, tal como aparecem em prefácios de livros didáticos de português brasileiro utilizados na alfabetização. Foram analisadas sequências discursivas que sinalizam mecanismos ideológicos de sustentação do sentido de natureza, transparência e instrumentalização da língua, que reforçam o sujeito cognitivo e apagam possibilidades de marcação de posições de intérprete por parte do sujeito do discurso.Downloads
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Publicado
2012-02-01
Edição
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Prefácios de livros didáticos e o imaginário da leitura: do dado marginal à legitimação de um lugar da escrita . (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(11), 146-168. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p146-168