Prefácios de livros didáticos e o imaginário da leitura: do dado marginal à legitimação de um lugar da escrita

Autores

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p146-168

Palavras-chave:

letramento, livro didático, discurso, escrita

Resumo

Este artigo investiga o mecanismo discursivo que sustenta o valor de verdade agregado às definições e às proposições de uso da escrita, tal como aparecem em prefácios de livros didáticos de português brasileiro utilizados na alfabetização. Foram analisadas sequências discursivas que sinalizam mecanismos ideológicos de sustentação do sentido de natureza, transparência e instrumentalização da língua, que reforçam o sujeito cognitivo e apagam possibilidades de marcação de posições de intérprete por parte do sujeito do discurso.

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Publicado

2012-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Prefácios de livros didáticos e o imaginário da leitura: do dado marginal à legitimação de um lugar da escrita . (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(11), 146-168. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i11p146-168