A relação entre escolaridade e uso do computador: aspectos quantitativos de um estudo de caso junto a adultos pouco escolarizados na cidade de São Paulo.

Autores

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Cleomar Azevedo Centro Universitário FIEO
  • Márcia Siqueira de Andrade Centro Universitário FIEO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p7-24

Palavras-chave:

escolarização, cibercultura, alfabetização, educação de jovens e adultos, formação de alfabetizadores.

Resumo

Este artigo trata da relação entre escolaridade e uso do computador. A partir de pesquisa exploratória, com características quantitativas e qualitativas, junto a dois grupos de participantes: G1, constituído por alunos de EJA da cidade de São Paulo, e G2, formado por alunos em situação de supraescolarização no Quebec, obtivemos elementos sobre a temática em questão. Foram aplicados questionários para a caracterização dos sujeitos envolvidos com o objetivo de relacionar a variável escolaridade e o uso do computador. Realizamos intervenções com observação ativa e entrevistas informais junto a G1. A análise dos dados quantitativos coletados indica que a maioria dos alunos de EJA não se sente à vontade ao falar sobre a cibercultura. Apesar de interessados no assunto, declaravam-se envergonhados por ainda não estarem inseridos neste novo cenário. Constatou-se que os participantes do G2 mostram-se familiarizados com o uso do computador para diversos fins, inclusive o da aprendizagem. Conclui-se que o nível de escolaridade interfere diretamente na utilização do computador, tanto na frequência como na forma, uma vez que quanto maior o grau de escolaridade, maior é a confiança na utilização das ferramentas e aplicativos do computador e ainda que tal temática está no cerne do debate acerca da alfabetização de jovens e adultos e da formação de professores desta modalidade de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilce da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

  • Cleomar Azevedo, Centro Universitário FIEO

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e pós-doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO.

  • Márcia Siqueira de Andrade, Centro Universitário FIEO

    Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO.

Downloads

Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

A relação entre escolaridade e uso do computador: aspectos quantitativos de um estudo de caso junto a adultos pouco escolarizados na cidade de São Paulo. (2012). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 6(12), 7-24. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v6i12p7-24