A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p74-98Palavras-chave:
Hstória da alfabetização, Métodos de alfabetização, Método fônico.Resumo
Com o objetivo de contribuir para o debate em torno dos métodos de alfabetização no Brasil e como resultado de pesquisa documental sobre o tema, é apresentada e problematizada uma das mais recentes propostas para alfabetização de crianças, a centrada no método fônico. São apresentadas as principais características dessa proposta recente assim como os principais equívocos nela contidos, inter-relacionando-a com as demais propostas e métodos de alfabetização apresentadas ao longo da história do ensino inicial de leitura e escrita no Brasil, desde o final do século XIX.Downloads
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Publicado
2014-06-29
Edição
Seção
Não definida
Licença
Apenas el trabajo es aceptado por el Consejo y la Comisión Editorial, los autores se comprometen a transferir los derechos de autor para la revista "Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa". |
Como Citar
Mortatti, M. do R. L. (2014). A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 74-98. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p74-98