O processo de diagnosticar e o seu ensino

Autores

  • Emilia Campos de Carvalho USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Márcia Bachion USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Emília Pace Ferraz USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Eugênia Velludo Veiga USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Marcia Caron Ruffino USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000100004

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, NANDA, Ensino

Resumo

Este trabalho trata do ensino da habilidade para diagnosticar estudantes de enfermagem. Tem como objetivo geral verificar a adequação da elaboração do processo de análise e síntese e sua relação com o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem. Após serem desenvolvidos os conteúdos programáticos previstos na disciplina de Enfermagem Médica, em face a uma situação hipotética, os alunos elaboraram o processo diagnóstico (RISNER, 1986) individualmente, chegando a um total de 106 formulações de Diagnóstico (Taxonomia I da North American Nursing Diagnosis Association - NANDA). As maiores dificuldades se deram na área do estabelecimento de "relações" e de "agrupamento de dados". Sugere-se que o desenvolvimento do processo de pensamento inerente à análise e síntese seja estimulado desde o início do curso de graduação.

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Publicado

1996-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carvalho, E. C. de, Bachion, M. M., Ferraz, A. E. P., Veiga, E. V., Ruffino, M. C., & Robazzi, M. L. do C. C. (1996). O processo de diagnosticar e o seu ensino . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 30(1), 33-43. https://doi.org/10.1590/S0080-62341996000100004