Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA

Autores

  • Maria Helena Baena de Moraes Lopes Universidade Estadual de Campinas; CAISM
  • Ianê Nogueira do Vale Universidade Estadual de Campinas; Divisão de Enfermagem
  • Margarida Barbosa Universidade Estadual de Campinas; CAISM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341997000100006

Palavras-chave:

Diagnóstico de enfermagem, Ensino

Resumo

Acreditando na importância do diagnóstico de enfermagem,o seu ensino foi introduzido ha 4 anos nas disciplinas de Assistência de Enfermagem à Saúde da mulher e Enfermagem Perinatal, no 6o. período do curso de graduação em enfermagem da UNICAMP. Com o intuito de avaliar essa experiência, propusémo-nos a levantar a opinião dos alunos e obter subsídios para aprimorar o ensino. Foram ministradas 4 horas de ensino teórico e indicada bibliografia básica. A aplicação prática supervisionada foi desenvolvida durante 21 horas numa unidade neonatal e 45 horas em centros de saúde. Ao término das disciplinas, 16 alunos responderam a um questionário com questões fechadas e abertas. O grupo de alunos respondentes foi unânime em considerar válido o estudo dos diagnósticos de enfermagem. A maioria considerou mais adequado introduzir o ensino no 3o. semestre, quando se iniciam os procedimentos básicos de enfermagem. Quanto à dificuldade de aprendizado do uso dos diagnósticos, 68, 7% dos alunos relataram um nível de dificuldade superior a 25% e inferior a 75%. O grupo de alunos como um todo achou que o estudo do diagnóstico de enfermagem trouxe modificações no seu conceito de assistência de enfermagem.

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Publicado

1997-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lopes, M. H. B. de M., Vale, I. N. do, & Barbosa, M. (1997). Opinião dos alunos quanto ao ensino dos diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 31(1), 80-88. https://doi.org/10.1590/S0080-62341997000100006