Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes

Autores

  • José Roberto da Silva Brêtas Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Enfermagem
  • Conceição Vieira da Silva Ohara Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Enfermagem
  • Dulcilene Pereira Jardim Universidade Federal de São Paulo
  • Renata de Lima Muroya Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300008

Palavras-chave:

Adolescente, Estudantes, Doenças sexualmente transmissíveis, Comportamento sexual, Promoção da saúde, Educação sexual

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar o conhecimento de adolescentes sobre prevenção, transmissão, sinais e sintomas de DST/Aids, e colaborar na elaboração de ações educativas do Projeto de Extensão Universitária Corporalidade e Promoção da Saúde. Foi realizado em três instituições de ensino fundamental e médio do município de Embu, com 1087 adolescentes (40% do sexo feminino e 60% do sexo masculino). Utilizou-se um questionário estruturado de múltipla escolha. Os resultados mostraram que, quanto à forma de prevenção, 92% do grupo feminino e 78% do grupo masculino referiram utilizar preservativo, enquanto 42% do grupo feminino e 43% do grupo masculino responderam lavar os genitais após relação sexual; 75% do grupo feminino e 52% do grupo masculino citaram a televisão como fonte para obtenção de informações; quanto ao conhecimento sobre DST, garotas e rapazes demonstraram ter pouca informação; em relação à cura das DST, 57% do grupo feminino e 71% do grupo masculino referiram não ter conhecimento, sendo que 5% do grupo feminino e 6% do grupo masculino achavam que a AIDS tem cura. De forma geral, pudemos concluir que as garotas estavam mais esclarecidas em relação à temática que os rapazes.

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Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Brêtas, J. R. da S., Ohara, C. V. da S., Jardim, D. P., & Muroya, R. de L. (2009). Conhecimento sobre DST/AIDS por estudantes adolescentes. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(3), 551-557. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300008