Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional

Autores

  • Wilza Rocha Pereira Universidade Federal de Mato Grosso; Faculdade de Enfermagem
  • Cláudia Mara Melo Tavares Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400032

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino superior, Inovação, Formação de recursos humanos

Resumo

O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram analisados pelo método da Análise Institucional. Identificaram-se práticas pedagógicas diversas nos dois cursos, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas inovadoras. Constatou-se que as mudanças já estão presentes e fazem parte de um conjunto de fatores resultantes da ruptura com valores que começam a ser considerados insuficientes ou inadequados pelos próprios docentes. A pesquisa demonstrou que a atividade de ensinar e a qualificação da prática pedagógica passam indelevelmente pelo desejo do sujeito que ensina.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pereira, W. R., & Tavares, C. M. M. (2010). Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análise institucional. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(4), 1077-1084. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000400032