Acessibilidade e conteúdo de informação eletrônica sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem

Autores

  • Abel Silva de Meneses Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Cristina Sanna Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200008

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Especialização, Administração de Serviços de Saúde

Resumo

Este estudo descritivo objetivou analisar a acessibilidade e o conteúdo da informação sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem disponível em sites de universidades federais brasileiras. De setembro de 2008 a abril de 2009, foram avaliados 19 cursos disponíveis nos sites das universidades federais brasileiras, segundo o nível de acesso à informação e o desenho curricular, frente à estrutura do conhecimento sobre Administração em Enfermagem: Bases Ideológicas e Teóricas, Métodos de Intervenção e Práticas de Administração de Recursos. Os resultados revelaram que, em plena era da sociedade do conhecimento, a acessibilidade por meio eletrônico aos programas de ensino ainda está aquém do que se espera dos conceitos de informação e navegabilidade. No tocante ao desenho dos cursos, percebeu-se que a maioria tem superado muito a carga horária mínima legal, e que está havendo valorização do estudo das Bases Ideológicas e Teóricas em detrimento das Práticas de Administração de Recursos.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Meneses, A. S. de, & Sanna, M. C. (2011). Acessibilidade e conteúdo de informação eletrônica sobre Cursos de Especialização em Administração em Enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(2), 356-362. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200008