Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino

Autores

  • Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Enfermagem
  • Ana Maria Kazue Miyadahira USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010

Palavras-chave:

Processo de enfermagem, Ensino superior

Resumo

Trata-se de um estudo que teve como objetivo, identificar como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem do Estado de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que os fatores que dificultam o ensino do processo de enfermagem foram numericamente maiores que os que facilitam. Entretanto, o ensino do processo de enfermagem, apesar das dificuldades apresentadas, tem sido oferecido pelos docentes das escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo.

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Publicado

2000-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dell'Acqua, M. C. Q., & Miyadahira, A. M. K. (2000). Processo de enfermagem: fatores que dificultam e os que facilitam o ensino. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(4), 383-389. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400010