ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA DE COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Authors

  • Manoel Guedes Neto Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Ilan Avrichir Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, SP, Brasil
  • Cléber da Costa Figueiredo Funda¸cão Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.10.001

Keywords:

Competências interculturais, Gestão universitária, Gestão internacional, Intercâmbio acadêmico, Validação de escalas.

Abstract

O objetivo principal da pesquisa descrita neste artigo foi oferecer gratuitamente para pesquisadores e profissionais da área de Administração um instrumento de medida de competências interculturais (CIs), em português, validado de acordo com os procedimentos recomendados na literatura. CIs são conhecimentos, habilidades e motivações que permitem aos indivíduos adaptarem-se em ambientes multiculturais. A pesquisa traduziu e adaptou um instrumento preexistente em inglês para o português e, com os dados obtidos por meio de uma survey com 268 estudantes universitários brasileiros, validou-o mediante uma análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que, após purificação da escala, tanto o instrumento como os constructos foram válidos no novo contexto. A pesquisa contribui para a administração de instituições de ensino superior em geral, pela oferta de um instrumento de medida de CIs, e para a teoria, pela verificação da validade de constructos em contextos diferentes daqueles em que já tinham sido testados. CIs são particularmente importantes para gestores que, cada vez mais, se veem envolvidos em transações que atravessam fronteiras. A demanda por CIs entre gestores faz com que quase 1/4 dos estudantes que buscam intercâmbios internacionais seja de Administração. A importância das CIs para os gestores e a frequência de intercambistas da área de Administração tornam a pesquisa particularmente relevante tanto para a teoria quanto para a prática de gestão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-09-20

Issue

Section

Gestão de Pessoas em Organizações

How to Cite

ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA DE COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. (2016). REGE Revista De Gestão, 23(1), 20-30. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.10.001