COMPORTAMENTO COMPULSIVO DE COMPRA: FATORES INFLUENCIADORES NO PÚBLICO JOVEM

  • Celso Augusto de Matos Programa de Pós-Gradua¸cão em Administra¸cão (PPG-Adm), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo RS, Brasil
  • Kátia Bonfanti Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo RS, Brasil

Abstract

Diversos fatores têm sido apontados como influenciadores do comportamento compulsivo de compra (CCC), tais como a estrutura familiar, o materialismo, a socialização, os aspectos demográficos, a autoestima, a ansiedade e a introversão. Porém, esses fatores foram investigados em estudos independentes, faltava uma integração dos fatores em um modelo teórico e a comparação dos efeitos sobre o CCC. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi propor e testar um modelo teórico integrador dos principais fatores que influenciam o CCC. Foi feito um levantamento com 226 adolescentes, de 13 a 18 anos, e os resultados mostraram que escores mais elevados nas seguintes variáveis aumentavam a propensão ao CCC: materialismo, socialização, ansiedade, introversão, comportamento compulsivo dos pais e status socioeconômico.

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Published
2016-09-21
How to Cite
de Matos, C. A., & Bonfanti, K. (2016). COMPORTAMENTO COMPULSIVO DE COMPRA: FATORES INFLUENCIADORES NO PÚBLICO JOVEM. REGE Revista De Gestão, 23(2), 123-134. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.12.002
Section
Marketing