RANKING SETORIAL DO GRAU DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBrX-100

  • Larissa Degenhart
  • Mara Vogt Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau
  • Fabrícia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Abstract

Este estudo objetivou analisar o ranking setorial do grau de evidenciac¸ão ambiental das empresas brasileiras listadas no IBrX-100. Para tanto, fez-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, a partir de uma amostra de 97 empresas brasileiras de 2010 a 2013. A partir dos Relatórios de Sustentabilidade (RS) e Relatórios Anuais(RA) divulgados no site das próprias empresas, foram analisados cinco aspectos ambientais: emissões, efluentes líquidos, resíduos, produtos/servic¸o e transportes, seus devidos critérios e subcritérios. A partir dos dados coletados, usou-se o método T-ODA para chegar ao grau de evidenciac¸ão ambiental de cada empresa e ano. Os resultados revelam que as empresas do setor Utilidade Pública são as que mais evidenciam informac¸ões ambientaissobre os aspectos analisados. Após, tem-se as empresas do setor Financeiro e Outros. Contudo, as empresas pertencentes aos setores Diversos e Petróleo, Gás e Biocombustíveis quase não evidenciam informac¸ões ambientais. Ressalta-se que a empresa que mais evidenciou é a Duratex, do setor Materiais Básicos, seguida pela empresa Ecorodovias, do setor Construc¸ão e Transporte. Vale ainda salientar que 30 empresas das 97 não evidenciaram qualquer informac¸ão em seus relatórios sobre os aspectos analisados, ou então não divulgam tais relatórios. A contribuic¸ão do estudo verifica-se a partir da evidenciac¸ão ambiental das empresas, pois ao divulgar informac¸ões ambientais para a sociedade, visam à legitimac¸ão, visto que as empresas tornam-se legitimadas a partir do momento em que demonstram suas iniciativas para a diminuic¸ão dos impactos ambientais causados por suas atividades. Além disso, a pesquisa contribui no sentido teórico (Teoria da Legitimidade) e gerencial (vantagem competitiva), pois a partir do momento em que as empresas divulgam informac¸ões ambientais, poderão obter benefícios financeiros, assim como a sociedade, diante da qualidade de vida e do meio ambiente por meio da preservac¸ão ambiental

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Published
2017-03-30
How to Cite
Degenhart, L., Vogt, M., Hein, N., & Rosa, F. (2017). RANKING SETORIAL DO GRAU DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NO IBrX-100. REGE Revista De Gestão, 23(4), 326-337. Retrieved from https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/129037
Section
Outras Áreas