CENÁRIO DE PRÁTICAS EMPRESARIAIS EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES. UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA EM EMPRESAS NO BRASIL SOB O FRAMEWORK WRIGHT-PICKTON

  • Vitor Rodrigues Zenaide Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Luciano Thome e Castro Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Abstract

Este trabalho aplica o modelo Wright-Pickton em inteligência competitiva (IC) na realidade de negócios de empresas brasileiras da indústria de telecomunicac¸ões. O objetivo central foi descrever o estágio de uso de conceitos e ferramentas de IC conforme avaliac¸ão de líderes dessas áreas em empresas do setor. A coleta de informac¸ões deu-se por meio de entrevistas em profundidade com os executivos que lideram áreas ou func¸ões similares à área de IC em oito empresas muito representativas desse setor que atuam em diferentes áreas da cadeia de valor. As informac¸ões obtidas foram analisadas e categorizadas seguindo diretrizes do método de análise de conteúdo à luz do modelo de Wright-Pickton. Como resultado final, percebeu-se que os aspectos coleta de dados e uso dos outputs de IC são os que estão mais distantes do considerado ideal, pontos que devem ser aperfeic¸oados para tornar a prática mais próxima possível da estratégia da companhia. Ainda, o trabalho traz sugestões de aprimoramento do modelo conceitual usado provenientes da aplicac¸ão na realidade brasileira, bem como da investigac¸ão sistematizada da literatura relacionada ao tema de IC, que também é apresentada neste trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2017-05-23
How to Cite
Zenaide, V., & Castro, L. (2017). CENÁRIO DE PRÁTICAS EMPRESARIAIS EM INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES. UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA EM EMPRESAS NO BRASIL SOB O FRAMEWORK WRIGHT-PICKTON. REGE Revista De Gestão, 24(2), 110-121. Retrieved from https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/132974
Section
Estratégia Empresarial