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O processo de implantação do balanced scorecard em uma empresa estatal brasileira: o caso Petrobras

Aline de Almeida Filgueiras, Luana Paula de Souza Barros, Josir Simeone Gomes

Resumo


O Balanced Scorecard (BSC), desenvolvido por Kaplan e Norton em 1992, resultou da necessidade de captar toda a complexidade da performance da organização e tem sido ampla e crescentemente utilizado em empresas e organizações. Dentre suas contribuições estão a composição e a visualização de medidas de performance que reflitam a estratégia de negócios da empresa. O BSC resume, em um único documento, indicadores de performance em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado, e crescimento. A importância do estudo reside no fato de que o BSC constitui a primeira tentativa sistemática de desenvolver um projeto para o sistema de avaliação de desempenho que enfoque os objetivos da empresa, a coordenação da tomada de decisão individual e a provisão de uma base para o aprendizado organizacional. Sendo assim, neste trabalho realizou-se uma revisão da literatura sobre o tema e apresentou-se o caso da implantação do BSC na Petrobras, companhia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior.

Palavras-chave


Estratégia;Avaliação de Desempenho; Balanced Scorecard; Petrobras

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DOI: http://dx.doi.org/10.5700/rege386

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