Marcas de Perfume Simbólicas na Percepção das Consumidoras

  • Andréa de Albuquerque de Lima
  • Wesley Vieira da Silva
  • Eliane Cristine Francisco Maffezzolli
  • Daniela Torres da Rocha
Palavras-chave: Marca, Perfumes, Simbolismo

Resumo

Não é de hoje que o marketing discute que em um mercado competitivo as organizações precisam identificar e distinguir suas ofertas, diferenciação que é apresentada aos consumidores justamente na forma de uma marca. Nos últimos anos tem-se observado a crescente importância atribuída à marca como um ativo para as organizações. Trata-se de um componente do produto que vem recebendo atenção notória e se tornado, em muitos casos, o maior patrimônio da empresa. O que se vê é um grande esforço de pensar a importância das marcas para as organizações. O grande desafio para as empresas não é a criação de uma marca, mas sim a construção de uma marca que traga significado e proporcione benefícios aos consumidores. Esses benefícios são tanto funcionais quanto simbólicos. Com o objetivo de verificar a relação entre os benefícios simbólicos e as marcas de perfume na percepção das consumidoras, realizou-se uma pesquisa online com 200 consumidoras utilizando-se o software Survey Qualtrics, na qual foi aplicada uma escala de simbolismo e experiência de marca já testada por Wolff (2002). A análise fatorial resultou em 5 fatores de simbolismo, a saber: experiência, prestígio, exclusividade, confiança/superação das expectativas e status. Como resultado, as marcas percebidas como mais simbólicas foram O Boticário e Dior.

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Biografia do Autor

Andréa de Albuquerque de Lima

Professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (Marketing e Publicidade e Propaganda – Curitiba-PR, Brasil. Coordenadora do MBA em Marketing Promocional e Merchandising. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica
do Paraná, na Área de Estratégia em Marketing e Comportamento.
do Consumidor

Wesley Vieira da Silva

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba-PR, Brasil. Bolsista em produtividade de pesquisa do CNPq. Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.

Eliane Cristine Francisco Maffezzolli

Professora Adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado (PPAD) da PUCPR – Curitiba-PR, Brasil. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela UFPR, com ênfase em Comportamento do Consumidor e Estratégias de Marketing Especialista em Administração em Marketing pela FAE Business School.

Daniela Torres da Rocha

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba-PR, Brasil. Mestre em Administração pela PUCPR
Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Toledo.

Como Citar
Lima, A., Silva, W., Maffezzolli, E. C., & Rocha, D. (1). Marcas de Perfume Simbólicas na Percepção das Consumidoras. REGE Revista De Gestão, 20(2), 251-265. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98808
Seção
Marketing